quarta-feira, 18 de maio de 2011

alguns primeiros aforismos

O homem está para Deus e o universo assim como nossos cães e gatos estão para nós e para a casa, quarto e dependências da moradia das pessoas com os quais coabitam.

As pessoas se vêem, ao mirarem-se em um espelho, não como realmente o são,  mas como  imaginam  ser, vislumbrando a imagem refletida não como se lhes apresenta, e sim, nos contornos e formas criadas em seus inconscientes.     

VIDA: é um barco à vela, à deriva, navegando ao sabor das ondas e dos ventos, em mar bravio; apesar do titânico esforço do timoneiro.
                                                  
A  vida não é justa ou injusta. Nem o mundo o é. Mesmo por  que, o que é a  Vida?  É o que é! As pessoas sim, são injustas.  É qualidade inerente ao ser,  é até natural, biológico.

Aos animais, as brincadeiras são aprendizado para o desenvolvimento dos instintos. Aos homens: as atitudes lúdicas são inconscientes, inconseqüentes, intuitivas, instintivas, e também são manifestações de aprendizado e treinamento.

As pessoas não admitem, sequer imaginam, ignoram totalmente, a teia de fenômenos que ata os indivíduos a outros seres, humanos ou não.
                               
Todos os seres, ditos racionais, criam fantasias sobre si mesmos; acreditam-se, julgam-se o centro do universo: o mundo a girar a seu redor, e jamais admitem pertencerem  ao elenco de uma peça, de um enorme espetáculo teatral, tragédia e comédia, onde são, ao mesmo tempo, protagonistas e coadjuvantes, ou, apenas fazem número no coral de anônimos; às vezes, encarnam o papel principal, noutras, figurantes. Quem escreveu  o   script” ?





Cotidiano

Tempo, em horas, minutos, segundos,
Que transcorre, escorre, corre,
Como força.
Força meu resistir
Existir.
Fonte de coragem
Minando o poder,
O estar,
O permanecer.
Cotidiano imprevisto:
Começo e fim de mim mesmo.  Ívor (03/10/85).



“Nós somos todos mais ou menos loucos!” (BAUDELAIRE)

“Humor não é um estado de espírito, mas uma visão de mundo.” (WITTGENSTEIN)

 “Eu sou eu mais as minhas circunstâncias”.    (Ortega y Gasset)            
Na pintura,  assim como em alguns momentos de nossas vidas,  as luzes e a claridade só se revelam através das sombras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário